“HU da Unimontes recebe sua usina solar própria”, comemora Gil Pereira

Compartilhe!
Estamos no Google News
Fotos: Divulgação / Unimontes
“HU da Unimontes recebe sua usina solar própria”, comemora Gil Pereira
Fotos: Divulgação / Unimontes

A usina solar fotovoltaica, em fase final de implantação, atenderá ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros, através do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela Cemig e regulado pela Aneel. “O investimento de aproximadamente R$ 350 mil, para instalação de 158 placas solares em área de 390 metros quadrados, garantirá à instituição estadual significativa economia de recursos a serem revertidos na prestação de serviços públicos de saúde, beneficiando tanto os pacientes quanto o meio ambiente”, ressaltou Gil Pereira.

Veja também:



A medida atende diretamente à solicitação do deputado Gil Pereira ao governo estadual e à Cemig, através, por exemplo, dos requerimentos RQC 3684/19 e RQC 5760/19, visando à implementação de painéis fotovoltaicos em todas as escolas, santas casas e hospitais do Estado, incluindo os filantrópicos.

Potencial

“A energia solar fotovoltaica, além de gerar milhares de empregos, especialmente no Norte de Minas Gerais, ajuda a preservar o meio ambiente e garantir aos hospitais uma importante economia financeira, que, neste caso, chegará a quase R$ 200 MIL anuais na conta de luz do HUCF. Serão recursos muito bem-vindos para investimento no que mais importa: a saúde da nossa gente”, esclareceu o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa.

“Iniciada há uma década, minha luta para o avanço das energias limpas continua, incluindo a inovação da legislação setorial mineira, através de leis de minha autoria, como a de nº 22.549/17, que isenta do ICMS pequenos e médios sistemas até 5 MW (micro e minigeração distribuída). O objetivo é dotar de energia solar (geração própria) os hospitais e prédios públicos da nossa região, garantindo que todos possam se beneficiar deste vasto potencial”, destacou Gil Pereira.

HUCF

A usina terá potência de 75 kWp, com expectativa de geração de 119,3 MWh/ano. Este volume de energia atenderia, por exemplo, à demanda anual de 83 residências, simultaneamente.

Através do projeto “Cemig nos Hospitais”, além da instalação do sistema de geração solar fotovoltaica, os recursos foram aplicados também em outras ações de eficiência energética para o HU-Unimontes, como a substituição de autoclave e aquecimento solar.

Energia limpa

O gerente de engenharia e infraestrutura do HUCF, Guilherme Santos, informou que a instalação das placas voltaicas ocorreu de forma tranquila e em conformidade com o projeto: “A usina fotovoltaica contemplará todos os setores da instituição, reduzindo consideravelmente nossas contas de luz. Trata-se de uma fonte limpa de energia altamente abundante no Norte de Minas Gerais”.

A geração solar fotovoltaica utiliza a irradiação solar para conversão em energia elétrica, o que contribui para a diminuição dos impactos ambientais, pois a tecnologia não emite poluentes atmosféricos.

“A iniciativa também contribui para o desenvolvimento econômico de toda a sociedade, pois fomenta o uso de tecnologias mais eficientes e oferece maior dinamismo ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que opera todo o sistema elétrico brasileiro. Isto reduz a dependência em relação à dominante geração hídrica (hidrelétricas), sujeito ao regime anual de chuvas”, informa Neander Lima, coordenador do “Cemig nos Hospitais”.

Siga-nos!

Acompanhe no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Acompanhe no Youtube

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!