Gil Pereira agradece ao governador Romeu Zema e celebra: obras do Anel Rodoviário vão gerar quase 3 mil empregos

Compartilhe!
Estamos no Google News
Gil Pereira agradece ao governador Romeu Zema e celebra: obras do Anel Rodoviário vão gerar quase 3 mil empregos

Anel Rodoviário de Montes Claros

Antiga luta parlamentar travada pelo deputado Gil Pereira, que destaca mais segurança, mobilidade e benefícios econômicos regionais, para MG e o país

“Acompanhei o governador Romeu Zema para autorização das esperadas obras de conclusão do Anel Rodoviário de Montes Claros, nesta quinta-feira (16/09), que beneficiarão todo o Norte de Minas. Sonho de três décadas, após muita luta parlamentar, o Anel retirará o tráfego pesado da área central da cidade, propiciando, ainda, a implantação o Distrito Industrial II, onde está sendo construída a fábrica da Eurofarma, através de acordo também viabilizado pelo nosso atuante prefeito e amigo, Humberto Souto, e pela concessionária ECO 135”.

A declaração acima foi dada pelo deputado Gil Pereira, logo após a cerimônia de autorização (16/09/21) para inclusão do Anel Rodoviário Norte e Leste de Montes Claros no contrato de concessão da BR-135, administrado pela ECO 135. Com isso, segundo o governo estadual, serão investidos R$ 150 milhões em obras nos dois contornos, sendo R$ 100 milhões para o Anel Norte e R$ 50 milhões para o Leste, atendendo antiga demanda da população. Estimativa de geração de mais de 2,8 mil postos de trabalho.

Romeu Zema lembrou que a obra na rodovia proporcionará a Montes Claros e à região um futuro mais promissor. “O Norte de Minas passa a ter uma infraestrutura melhor, segura, com preservação das vias urbanas e manutenção menos onerosa”, ressaltou o governador, durante a solenidade, que contou com a participação também do vice-prefeito Guilherme Guimarães.

Cronograma

Os trechos do Contorno Leste estão em fase de conclusão do projeto executivo, com previsão de entrega para novembro de 2021. As obras serão iniciadas em março de 2022, conforme cronograma previsto. Já o Contorno Norte teve projeto de engenharia elaborado em 2010 pelo (DER/MG), já disponibilizado à ECO 135. O início das obras está previsto para maio de 2024.

Parceria

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, lembrou que a Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária ECO 135 foi alternativa viável para equacionar obra de R$ 205 milhões, apesar da falta de caixa do Estado para grandes investimentos.

O deputado Gil Pereira foi recebido em audiência (05/08/21) pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, ao lado do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães

“Graças à negociação realizada, a concessionária iniciou a duplicação da BR-135. Em 2022, serão mais de R$ 500 milhões investidos em obras de duplicação. Somados aos R$ 205 milhões, serão mais de R$ 700 milhões viabilizados para o Norte de Minas”, explicou o secretário Marcato, afirmando, ainda, que estes investimentos realizados pela concessionária não refletirão em aumento do preço do pedágio. “A ECO 135, conforme a licitação, precisa pagar outorga ao Estado, mensalmente. Em vez de o dinheiro ir para o cofre estadual, a empresa reverterá o valor em obras”, esclareceu ele.

Histórico

O deputado Gil Pereira lembrou o seu esforço e luta parlamentar travada em favor da conclusão do Anel Rodoviário, pois foram diversas audiências públicas, idas aos setores públicos responsáveis e cobranças reiteradas, ao longo de ao menos duas décadas, período em que houve obstáculos variados. “Teremos melhores condições de tráfego em breve, segurança e qualidade de vida para a comunidade, além dos reflexos econômicos positivos para o Estado e o país”, salientou Gil Pereira.

Também durante audiência conjunta promovida na Assembleia (04/04/19), pelas comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou o término do anel Rodoviário Montes Claros, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.

Definição do acordo

Os detalhes do acordo para execução das obras do Anel foram definidos no último dia 16/08/21, em São Paulo, durante reunião entre o diretor de Concessões da ECO 135, Rui Klein; a gerente Jurídica, Juliana de Faria; o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo; o deputado Gil Pereira; o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Fernando Marcato; e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães.

Detalhes do acordo para as obras do Anel Rodoviário foram definidos no último dia 16/08/21, em São Paulo, durante reunião entre o diretor de Concessões da ECO 135, Rui Klein; a gerente Jurídica, Juliana de Faria; o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo; o deputado Gil Pereira; o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Fernando Marcato; e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães

Gil Pereira destacou, neste encontro, a fundamental participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, para o êxito da parceria: “Em nome do prefeito Humberto Souto, a atuação do vice, Guilherme Guimarães, foi muito importante nas várias etapas do projeto, devido ao seu firme conhecimento sobre o município, além das informações precisas para o licenciamento ambiental”.

E completou: “Cabe ressaltar, ainda, a importância do secretário da Seinfra, Fernando Marcato, para a tomada de decisão e sua execução, como representante do Governo do Estado, além da viabilização do acordo firmado com a concessionária ECO 135 e a Prefeitura de Montes Claros”, afirmou o deputado Gil Pereira.

Reunião SEINFRA 05/08/2021


Momento de conquistas

O deputado Gil Pereira ressaltou, ainda, o atual período marcado por diversas conquistas para a população de Montes Claros: “Além da realização de obras esperadas há tanto tempo, estão chegando à nossa cidade vários investimentos e empresas de diferentes setores, atraídas por condições, infraestrutura e ambiente de negócios favoráveis. Mais renda, empregos e qualidade de vida para todos os montes-clarenses. Graças à atuação do nosso prefeito Humberto Souto, referência nacional em gestão pública”.

Fluxo de caminhões

O término do Anel de Montes Claros evitará transtornos, acidentes e mortes, pois, segundo o DER-MG, passam pelo local mais de 10 mil carros e caminhões por dia. Além de melhorar o trânsito, eliminará o fluxo de carretas e caminhões dentro da cidade e proporcionará a implantação de novos distritos industriais.

Todos os dias o trecho, segundo entroncamento rodoviário do país, recebe milhares de veículos de carga, que viajam do Centro/Sul para o Nordeste/Norte, percorrendo a BR-135, a BR-365 (liga ao Triângulo Mineiro) e a BR-251 (liga à BR-116/Rio-Bahia).

“Trata-se de obra fundamental, pois servirá ao Distrito Industrial II, onde está sendo instalada a Eurofarma, com 244 mil m², dentre os maiores empreendimentos privados no país, atualmente, com investimentos estimados em R$ 2 bilhões, gerando renda e milhares de empregos, tanto na implantação, quanto na operação da indústria farmacêutica” destacou Gil Pereira.

Legendas das fotos:

Seinfra – 05-08-21 A e B

O deputado Gil Pereira foi recebido em audiência (05/08/21) pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, ao lado do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães

São Paulo – 16-08-21

Detalhes do acordo para as obras do Anel Rodoviário foram definidos no último dia 16/08/21, em São Paulo, durante reunião entre o diretor de Concessões da ECO 135, Rui Klein; a gerente Jurídica, Juliana de Faria; o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo; o deputado Gil Pereira; o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Fernando Marcato; e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães

Montes Claros – 14-09-2019

Anel Rodoviário de Montes Claros


Montes Claros – 16/09/21 (A, B, C e D)

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!