Sócio-fundador da Coteminas recebe homenagem na ALMG

Compartilhe!
Estamos no Google News
Sócio-fundador da Coteminas recebe homenagem na ALMG

Por solicitação do deputado Gil Pereira, comissão destaca trajetória de Luiz de Paula, empresário, professor, escritor e compositor do Norte de Minas

“Do alto da sua centenária existência, Luiz de Paula nos inspira a prosseguir na construção de um mundo mais justo e igualitário, onde os homens encontrem sua realização no trabalho, na educação, na promoção de oportunidades e no respeito ao direito e às instituições”.

Durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, realizada por sua solicitação (26/09/17), o deputado GIL PEREIRA enalteceu empronunciamento a essência do político e empresário do Norte de Minas, LUIZ DE PAULA FERREIRA, sócio-fundador da Coteminas na década de 1960, parceiro de José Alencar Gomes da Silva no empreendimento.

Com cem anos de idade, o empresário não pôde comparecer ao evento, mas seus três filhos – João Gustavo de Paula, Maria Cecília e Maria Juliana – o representaram, recebendo o diploma com voto de congratulações pela sua atuação.

Ainda segundo o deputado Gil Pereira, Luiz de Paula, nascido em Várzea da Palma e radicado em Montes Claros, inseriu o Norte de Minas no mapa do desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Na década de 1960, Luiz de Paula conheceu José Alencar e os dois juntos fundaram a empresa têxtil que mais tarde se tornaria a Coteminas, o maior grupo têxtil do Brasil e o décimo no mundo.

Também participaram o vice-presidente da Coteminas, Pedro Bastos; o vice-presidente da Fiemg, Romeu Scarioli; o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela; o ex-presidente da ALMG, José Santana de Vasconcelos; os deputados Roberto Andrade; Braulio Braz; Felipe Attiê; Bonifácio Mourão; Dalmo Ribeiro; Antonio Carlos Arantes; e Ivair Nogueira; o desembargador do TJMG, Delmival de Almeida Campos; o presidente da Câmara dos Vereadores de Montes Claros, Cláudio Prates; a presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Maria Luiza Silveira Teles; o vice-governador do Rotary International, Antônio Augusto Santos Nunes; a presidente da Comissão da Fundação Rotária do Rotary Club de Montes Claros, Eunice Veloso Souto; e o presidente do Conselho Superior da ACI-MOC, Jamil Habib Curi.

UNIMONTES

Além da Coteminas, Luiz de Paula criou a UNIMONTES, referência de ensino superior de Montes Claros e região, e o ROTARY CLUB local, o qual presidiu, empreendendo várias ações sociais e culturais. Em 1997, o empresário inaugurou na cidade o Centro Educacional Coteminas, colégio para 650 crianças, a maior parte da periferia.

O deputado Gil Pereira rememorou ainda que em 1962, Luiz de Paula se tornou vice-prefeito de Montes Claros. E em 1966, foi eleito deputado federal, junto com Edgar Pereira, tio de Gil Pereira. Para ele, o fato simbolizou o marco divisor da história desenvolvimentista do Norte de Minas e a semente da caminhada dele na vida pública.

O deputado Roberto Andrade (PSB), presidente da comissão, também elogiou a iniciativa por exaltar o trabalho de um grande nome do Norte de Minas, que foi também professor, contador, historiador, poeta e escritor.

UMA VIDA DE SUCESSO EM CONDIÇÕES ADVERSAS

Agradecendo a homenagem, a filha do empreendedor, Maria Cecília Rebello de Paula Fonseca, lembrou que o pai teve que enfrentar condições adversas, mas soube desbravar e fazer história em todas as áreas em que atuou. “Uma vez, ele me disse: ‘Tive poucas oportunidades na vida, mas aproveitei-as todas’”, destacou ela, acrescentando que a capacitação e a determinação fizeram com que ele atingisse seus ideais.

TROPEIRO ASTRONAUTA

O vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Romeu Scarioli, considerou que “Luiz de Paula, nos seus cem anos, sempre olhou para trás, entendeu o presente e projetou o futuro”. Scarioli lembrou frase dita por Luiz Paula que ilustra bem sua visão de mundo: “O tropeiro de ontem é o caminhoneiro de hoje e o astronauta de amanhã”.

Além da altivez e da determinação na condução de seus projetos, o dirigente da Fiemg destacou ainda o amor de Luiz Paula ao povo de sua terra. “Ele sempre pensou que conseguiria deixar um legado ainda maior para sua gente promovendo a educação na região”, declarou Romeu Scarioli.

Trabalhador da Coteminas há 46 anos, Pedro Bastos, vice-presidente da empresa, deu seu testemunho da “grandeza e determinação de Luiz de Paula e José Alencar para levar o desenvolvimento aos rincões mais pobres de Minas Gerais”. Por fim, Bastos classificou como justa “a homenagem a um homem de bem, empreendedor, que muito realizou em prol do Norte de minas”.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!