JANAÚBA | MINERVA FOODS: Deputado Gil Pereira pleiteia serviço de inspeção federal pleno para frigorífico

Compartilhe!
Estamos no Google News
JANAÚBA | MINERVA FOODS: Deputado Gil Pereira pleiteia serviço de inspeção federal pleno para frigorífico

O deputado Gil Pereira foi recebido nesta terça-feira (27/02/18) em Belo Horizonte pelo superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Márcio Kangussu. Acompanhado do prefeito de Janaúba, Isaildon Mendes, e do gerente-executivo do Frigorífico Minerva, Diego Ribeiro Gonçalves, o deputado Gil Pereira solicitou a designação definitiva de um auditor-fiscal federal agropecuário (AFFA), em caráter permanente, para garantir o adequado Serviço de Inspeção Federal (SIF) na planta frigorífica, conforme determina o Decreto nº 9.013/17.

“Atualmente, o auditor-fiscal designado tem permanecido no frigorífico somente às terças e sextas-feiras, o que provoca prejuízos por causa dos vários caminhões parados à espera de liberação, além das visitas do próprio Ministério da Agricultura sem a sua presença. Continua prejudicada também nossa certificação sanitária internacional, condição obrigatória para acessar o comércio exterior de carnes e derivados, gerando grandes perdas financeiras para a empresa e, consequentemente, para o município”, explicou o gerente-executivo do Frigorífico Minerva, Diego Gonçalves. Tais condições operacionais e financeiras, alertou ele, “inviabilizam manter aberta a unidade de Janaúba”.

O prefeito Isaildon Mendes advertiu sobre o impacto econômico negativo do eventual fechamento da planta frigorífica, tanto para a região de Janaúba, quanto para o restante do Norte de Minas. “Além do aspecto da arrecadação municipal, a indústria gera 658 empregos diretos, com o abate diário em torno de 600 cabeças de bovinos. As condições atuais de inspeção atrapalham o desembaraço das exportações e oneram a empresa, comprometendo sua competitividade, já que 70% da produção são destinados à exportação. A expectativa é que ocorra em abril a designação do auditor-fiscal permanente para o frigorífico”, declarou Isaildon Mendes.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!