Trabalho do deputado Gil Pereira traz de volta o programa Leite pela Vida

Compartilhe!
Estamos no Google News
Trabalho do deputado Gil Pereira traz de volta o programa Leite pela Vida

Termina nesta sexta (30/12) o credenciamento de entidades ao programa-piloto para distribuição gratuita do produto na área do Idene-MG

“Tenho muita satisfação com o início da retomada deste programa, substituído agora pela versão ‘Leite de Minas’, que distribuía, quando fui secretário de Estado (Sedinor), diária e gratuitamente, mais de 150 mil litros de leite às famílias que mais precisavam, nas regiões Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri”, declarou o deputado Gil Pereira, ao citar o lançamento do Edital 01/2022 pelo governo estadual, por meio do Idene-MG, com as regras para participação da Rede Socioassistencial.

Deputado Gil Pereira foi secretário de Estado (Sedinor-MG), entre 2011 e 2014

Parceria com o governo federal, a ação garantirá importante reforço alimentar para crianças e famílias mais vulneráveis, fortalecendo ainda a agricultura familiar e a cadeia produtiva do leite. No âmbito do Programa de Alimenta Brasil – Modalidade de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, poderão participar da seleção entidades/instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, localizadas nos municípios da área de atuação do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Norte e Nordeste de MG.

Prioridade

“Resultado da minha luta parlamentar, através do RQ nº 7638/21, de solicitações ao governador Romeu Zema e ao Idene-MG, órgão que abrange 265 municípios (também do Rio Doce), além da interlocução junto à bancada mineira na Câmara dos Deputados e no Senado”, ressaltou Gil Pereira.

Quando foi secretário da Sedinor-MG, entre 2011 e 2014, o parlamentar dedicou-se a atender aos mais necessitados, combatendo a fome e a desnutrição. “Ampliei e assegurei no período total atenção ao programa Leite pela Vida, que marcou a vida de tantas famílias, proporcionando reforço alimentar às nossas crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social”, recordou Gil Pereira.

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, preside reunião com representantes dos latícios do programa Leite pela Vida. Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG Data: 02-08-2012 Local: Prédio Gerais/Cidade Administrativa

Piloto

O credenciamento de entidades ao programa é realizado através do e-mail pab.leite@idene.mg.gov.br. Faz parte dos procedimentos para implementação do programa-piloto Leite de Minas, que tem como objetivo contribuir para a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita do leite. O Programa visa também o incentivo à produção deste item pelos agricultores familiares para fortalecer o setor produtivo local, e a geração de renda. Confira o Edital no endereço eletrônico: http://www.idene.mg.gov.br/images/SEI_GOVMG_-_57566901_-_Edital_de_Credenciamento_-_Retifica%C3%A7%C3%A3o_12-12.pdf

Cooperativas e associações

Também haverá Chamamento Público para credenciamento de cooperativas e associações de produtores rurais interessados em fornecer leite bovino ao programa. Após a contratação das organizações fornecedoras do produto, os municípios, onde houver disponibilidade logística e geográfica para distribuição do leite, receberão o alimento por meio das entidades da Rede Socioassistencial credenciadas para o recebimento.

História

A partir de 2003, o programa Leite pela Vida teve como objetivos combater a fome e a desnutrição, proporcionando o reforço alimentar a crianças nas escolas e famílias cadastradas, além do fortalecimento da agricultura familiar e da cadeia produtiva do leite, incluindo o período em que Gil Pereira foi secretário de Estado da Sedinor-MG, até 2014. Desativado em 2019, está sendo retomado agora através da sua atual versão ‘Leite de Minas’, após a firme cobrança do deputado Gil Pereira.

O programa marcou a vida de grande número de famílias da região, proporcionando reforço alimentar às crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!