Gil Pereira cobra construção do Hospital do Câncer da Santa Casa de Montes Claros

Compartilhe!
Estamos no Google News
Gil Pereira cobra construção do Hospital do Câncer da Santa Casa de Montes Claros

No Assembleia Fiscaliza, nesta sexta-feira (10/12/21), em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, apresentou informações referentes à gestão da sua pasta de janeiro a outubro deste ano, além de ter respondido questionamentos dos parlamentares.

A reunião, que faz parte de evento que amplia o papel de fiscalização do Legislativo, foi conduzida pela Comissão de Saúde. Também participou, como convidada, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ao destacar o trabalho do secretário da Saúde, Fábio Baccheretti, o deputado Gil Pereira reivindicou a “liberação de recursos financeiros da ordem de R$ 98 milhões, para a construção do Hospital do Câncer da Santa Casa de Montes Claros, que atenderá pacientes de todo o Norte de Minas Gerais, conforme projeto elaborado pela instituição filantrópica, que passará por licitação”.

Serviço de excelência

A Santa Casa, cujo superintendente é Maurício Sérgio Sousa, com 150 anos de serviços prestados à saúde da população norte-mineira, consolida-se como o maior hospital da região. Referência em serviços médicos de alta complexidade, recebe a demanda proveniente de outros 86 municípios, que juntos somam aproximadamente 2 milhões de pessoas, buscando socorro médico realizado com conforto, segurança, qualidade e humanização dos serviços prestados à comunidade.

Espaço

A construção do Hospital do Câncer da Santa Casa de Montes Claros será um marco na assistência ao paciente com câncer no Norte de Minas, pois tudo passará a ser realizado em um único local, garantindo o atendimento integral ao paciente oncológico, que contará com os serviços de equipe multidisciplinar completa, proporcionando mais eficiência e agilidade na realização do diagnóstico. De acordo com o projeto, o espaço será confortável e acolhedor, para tratar ainda melhor os pacientes.

“Tenho a convicção de que sua decisão em defesa desta causa será fundamental para a construção do Hospital do Câncer da Santa Casa de Montes Claros. Transformar este sonho em realidade se constituirá num dos maiores legados, dentre tantos, destinado à população norte-mineira”, declarou Gil Pereira, que encaminhou ofício a respeito também ao governador Romeu Zema.

Expectativa

Em resposta a Gil Pereira, o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, manifestou sua preocupação com o custeio anual do futuro hospital: “Há expectativa quanto ao planejamento para 2022 e, talvez em 2023, realizar o sonho de melhorar a saúde da região”.

Diante do pedido do deputado Gil Pereira por liberação de recursos para construir mais duas Unidades Básicas de Saúde em Montes Claros (Vila Anália e Vilage do Lago/Jaraguá II), com investimento de cerca de R$ 1,8 milhão para cada), Fábio Baccheretti reconheceu o problema relacionado a UBSs: “Neste ano, o Estado conseguiu arcar com o valor de cerca de 50 delas, enquanto outras serão viabilizadas com o acordo para acertar os restos a pagar, que será iniciado”.

Quanto aos investimentos no transporte de pacientes de hemodiálise, o secretário de Estado informou que estão previstos: “O objetivo é capilarizar este atendimento, de modo que haja serviços mais próximos do paciente e ele não precise se deslocar tanto”.

Além de abordar esses assuntos, o deputado Gil Pereira demandou ações para diminuir a procura por cirurgias eletivas: “Em 2022, diminuir a fila será o carro-chefe da pasta”, afirmou o secretário de Estado Fábio Baccheretti.

Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!