Aberto nesta quarta-feira (09/11), o 7º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), no Expominas BH, oferece excelente conteúdo em palestras dos maiores especialistas do setor da energia solar fotovoltaica, voltadas aos vários profissionais da cadeira produtiva, incluindo projetistas, instaladores, montadores, fabricantes, investidores, representantes do poder público e acadêmicos.
Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), que realiza o evento anualmente com o Grupo FRG Mídias & Eventos, destacou “o salto de crescimento da geração própria (GD solar), com placas instaladas em telhados e terrenos de casas, comércios e indústrias”.

Entre 2012 e 2017, o avanço foi de 200 MW; chegando a 2022, esta modalidade de energia solar ultrapassou a produção da Usina de Itaipu (14 GW); até bater o recorde de 15,2 GW, nos últimos 25 dias.
Fundador da ABGD, Carlos Evangelista destacou o trabalho do deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG, incentivador pioneiro da geração distribuída e também da centralizada (grandes usinas):
“Meu cumprimento especial ao deputado Gil Pereira, que conheço há 12 anos, um dos maiores incentivadores da energia solar no Brasil, neste Estado, especialmente no Norte de MG. Eu o acompanhei desde quando ninguém falava sobre o assunto, e ele já estava batalhando pela regulamentação e por redução de impostos para o setor. Garanto que Minas é líder nacional em energia solar (quase 20% das instalações de GD solar) graças ao esforço e à luta do deputado Gil Pereira”, disse Carlos Evangelista.
